Sociedade e organizações
A Globalização transformou a realidade do ambiente de mercado e as sociedades de modo geral, levando-as de uma economia de mercado para uma economia de pós-mercado. Comente que cursos específicos de ação deverão ser trilhados se as nações industrializadas quiserem ser bem-sucedidas na transição para uma economia pós-mercado no século XXI?
Resp:
O mercado de trabalho brasileiro e mundial passa por uma série de transformações que refletem a atual conjuntura política, social e econômica que se encontram. Os efeitos da globalização transformaram a concorrência e tornaram o mercado cada vez mais competitivo, através da abertura de mercado.
A globalização modificou a maneira de pensar o mercado de trabalho, mudou as concepções de emprego, ampliou o conceito de trabalho. Por isso a necessidade de qualificação fica evidente e se faz necessária para enfrentar as exigências do mercado de trabalho que por sua vez são cada vez maiores, por causa da competitividade e da reestruturação produtiva. A qualificação profissional assim como o mercado de trabalho sofre mudanças para poder acompanhar as necessidades de um mundo globalizado, aonde o perfil do trabalhador vem sendo modificado. Novos conceitos como o da empregabilidade são criados, enquanto outros como o do emprego formal passam a ser uma realidade cada dia mais distante.
A qualificação profissional é uma das saídas para tentar reinserir o profissional em um mercado mutante. O crescimento da economia é vital para que empregos possam ser gerados, juntamente com as políticas públicas de incentivo ao emprego nas esferas federais, estaduais e municipais são emergenciais e necessitam ser colocadas em prática rapidamente para evitar que profissionais continuem a margem do mercado de trabalho sem ter condições de inserção.
A qualificação tem um papel fundamental: evitar que os trabalhadores fiquem à margem do mercado de trabalho, ou seja, tornar o profissional empregável. Segundo vários autores o