sociedade e educação no antigo égito
MAMACORDA, Mario História da Educação. São Paulo: Cortez, 1989
Cap. I – Sociedade e Educação no Antigo Egito
Questões
01- Quais os ensinamentos mais antigos que remontam ao período Arcaico do Antigo Egito? Os ensinamentos contem preceitos morais e comportamentais rigorosamente harmonizados com as estruturas e as conveniências sociais, ou mais diretamente com o modo de viver beneficente as castas dominantes. Os conhecimentos são sempre passada em forma de conselho e dirigida de pai para o folho ou do mestre escriba para o discípulo insistindo na interrupta continuidade transmissão da educação de geração em geração.
02- Fale sobre o ensinamento para Kaghemni, o ensinamento de Hergedef, o ensinamento de Ptahotep.
Para kaghemni -> tinha a imagem de uma educação mnemônica, baseada na escrita e transmitida autoritariamente de pai para filho.
Para Hergedef -> mais do que consciência interior, a moralidade parece dirigir as relações interpessoais; e emenda-se perante os próprios olhos parece subordinado a oportunidade de não se corrigido por outro.
Para Ptahotep -> o ensinamento visa propriamente falar bem, embora a escrita já fosse instrumento essencial de cultura e já tivesse presente na perspectiva do ensinamento de Kaghemni.
03- Fale sobre os ensinamentos recebidos pelo príncipe Merikara.
Os ensinamentos se expressa mais uma vez a concepção da política como uma arte ou uma técnica exige seu tirocínio, mas exclusiva aos dominantes e opostas a todas as artes materialmente produtivas. Essas oposição terá em Seguida alguns interesses desenvolvimentos literários.
04- Quais os ensinamentos expressos no texto da Kemit ou Suma.
E o texto de um escriba que educa um escriba, provalvemente um pai que educa seu próprio filho, confirmando que, originalmente, a instrução era um fato interno a família, como para qualquer outra atividade profissional, ou um escriba que esta formando seu aprendiz, sempre considerado como filho.