sociedade e cultura
005
unidade 1
Como a imagem demonstra, as mudanças ocorrem num processo histórico e trazem consequências diversas para o nosso modo de viver. Será que estamos preparados e/ou adaptados para tantas modificações?
Começaremos, nesta unidade, a abordar tais mudanças e suas consequências. Convido você a percorrer tempos e lugares distantes, numa aventura intelectual que retoma sociedades pré-modernas e passa pelo desenvolvimento das formas de agrupamento social para chegarmos até o mundo contemporâneo, com suas transformações e modo de vida.
Para esta viagem, coloque em sua bagagem um pouco de imaginação: a “imaginação sociológica”, que permite enxergar eventos diversos que refletem questões muito amplas. Essa imaginação é definida por C. Wright Mills como a capacidade de olhar as coisas de uma forma diferente daquela a que estamos acostumados. Significa ter uma visão mais ampla, olhar “por trás dos bastidores” (BERGER, 1986, p.45). Ela nos ajudará a compreender os fatos e acontecimentos e a perceber suas consequências para nossa vida prática. Além disso, possibilitará novas formas de atuação diante das mudanças pelas quais passamos.
DAS FORMAS BÁSICAS DE SOCIEDADE À
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL
A sociedade passou por uma evolução sociocultural em que predominou a relação do indivíduo com o desenvolvimento tecnológico. Essa evolução vem desde os tipos básicos de sociedade, que conheceremos aqui e que nos ajudarão a compreender a história humana e a evolução da sociedade (DIAS, 2005).
As formas básicas de sociedade existiram antes do industrialismo moderno. Inicialmente, havia a sociedade caçadora e coletora, que se sustentava pela caça, pesca e coleta de plantas comestíveis disponíveis na natureza. Em algumas partes do mundo, ainda existe esse tipo de sociedade, mas a maioria foi destruída ou absorvida pela expansão da cultura ocidental (GIDDENS, 2005).
FIGURA 2 - Colheita
Fonte: Acervo Institucional.