SOCIEDADE E CONTRATO SOCIAL
ATIVIDADE INDIVIDUAL: 03
1. Defina e diferencie sociedade.
Sociedade é um conjunto de seres que convivem deforma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.
2. Defina sócio.
Sócio, ou sócia, é a denominação que recebe cada uma das partes em um contrato de sociedade. Mediante esse contrato, cada um dos sócios se compromete a aportar um capital a uma sociedade, normalmente com uma finalidade empresarial.
Também se chama de sócio cada uma das partes que trabalham conjuntamente em desenvolver um negócio empresarial, qualquer que seja a forma jurídica utilizada.
Também é denominado sócio um membro de uma associação. Nesse caso, não existe a finalidade empresarial, dado que a associação costuma ter uma finalidade social, cultural, desportiva, ou outras.
3. Cite e descreva os tipos de sociedade.
São sociedades não empresariais, organizadas pela união de duas ou mais pessoas. Podem ser formadas por profissionais do ramo intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Ex.: Consultórios médicos, escritórios de advocacia etc.
4. Defina contrato social.
Contrato social (ou contratulismo) indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e/ou manterem a ordem social. Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. Nesse prisma, o