sociedade e comunidade
SOCIEDADE É A REUNIÃO DE PESSOAS COM A MESMA ORIGEM E QUE SÃO REGIDAS POR REGRAS COMUNS DE CONVIVÊNCIA.
PORTANTO, VALE DIZER QUE:
Sociedade é o conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Ou seja, a sociedade abrange os diversos grupos parciais que se forma em seu interior, como a família, as igrejas, os clubes.
UM CONJUNTO DE PESSOAS AINDA QUE NUMEROSO PODE SER CONSIDERADO DE SOCIEDADE?
Não. Um conjunto numeroso de pessoas, mesmo que unido por determinados ideais, somente será considerado como sociedade se reunir determinados elementos, comuns a todas as sociedades. Se não forem encontrados esses elementos, o conjunto de pessoas reunidas será mero agrupamento, mas não sociedade.
Os elementos necessários para que um grupo de pessoas possa ser reconhecido como sociedade é:
a) ter uma finalidade social comum;
b) manifestar-se ordenadamente, em conjunto;
c) existir um poder social.
PARA SE VIVER EM SOCIEDADE O HOMEM ABDICA DE PARTE DE SUA LIBERDADE PARA OBEDECER REGRAS QUE PERMITAM A CONVIVÊNCIA PACIFICA DO GRUPO REUNIDO.
COMUNIDADE
COMUNIDADE É UM GRUPO DE EXISTÊNCIA MAIS OU MENOS PERMANENTE, FORMADO POR AFINIDADE PSICOLÓGICAS OU ESPIRITUAIS ENTRE SEUS MEMBROS.
ASSIM, AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS CONCEITOS DE SOCIEDADE E DE COMUNIDADE SÃO:
- a sociedade é formada com a finalidade de perseguir um objetivo comum as seus membros; a comunidade preexiste consciência de seus membros de que existe, e tem por finalidade a própria preservação;
- as relações entre os membros da sociedade s o regidas por vínculos jurídicos; as relações entre os membros da comunidade não são regidas por normas jurídicas;
- na sociedade, as manifestações de seus membros ocorrem de modo juridicamente ordenado; na