Sociedade, trabalho e natureza
Sociedade, trabalho e natureza
Os grupos humanos tinham que se mudar sempre de um lugar a outro em procura de alimento e suas necessidades. Com o surgimento da era neolitica muitos grupos se fixaram em uma terra e passou a se alimenta da caça da pesca e da agricultura, e para isso eles modificou a natureza, derrubavam arvores para construir suas casas, jogavam seus lixos nos rios e e poluiam a agua.
Os instrumentos de trabalho para a remoção das arvores causam tambem prejuisos a natureza, como a machado que foi substituido por motos-serra e o trator.
A divisão social do trabalho, sua primeira grande inovação foi promover a diviçao do trabalho pa a melhor produtividade, de modo que cada area seja feita por 1 ou mais homens para aumenta a produtivdade e poupar tempo. E possibilitoul a especialização do trabalhador que agora vai fica dedicado a somente a uma tarefa.
O fator inicial para o capitalismo foi o almento da produtividade de mercadorias e a formação de um mercado mundial. O mercado mundial constitui-se aparti das grandes navegações para a importações de mercadorias e a descoberta de novos continentes.
Para os indigenas a natureza e um patrimonio comum para o homem pois ele e a fonte de vida. A aldeia indigena trabalha seis horas para obter o necessário para a sobrevivência. Eles utilizam o machado como instrumento que nao destroi a floresta já na sociedade usam maquinas que diminue a hora de trabalho para três horas e as outras 3 horas eles ultilizam para a inovaçao de novos intrumentos e aumenta a produçao para obter uma exelente venda. Pelos exemplos podemos ver uma grande diferença entre uma sociedade e uma aldeia enquanto os indígenais altera a natureza um pouco a sociedade com as maquinas chega a destroi-la, como a contruçao de barragens implica a inundaçao de grandes extençao de terra que na maioria dos casos, ficarão submersas para sempre. A limitação da natureza por mais que a tecnologia que se tem hoje não pode mudar