Sociedade Pós-moderna e alienação
Atualmente com os avanços tecnológicos e o processo de globalização que superficialmente “dá a impressão” de que todos temos acesso a realidade social e econômica do mundo, e assim podendo viver “tranquilos” pois temos todo o conhecimento em mãos graças a um computador, tablet, celular, e outros aparelhos tecnológicos, os indivíduos tornam-se cada vez mais acomodados com a realidade em que vivem e mantendo-se cegos frente a alienação imposta pela grande mídia corporativa.
Em vista aos avanços tecnológicos, os quais nem sempre trazem benefícios para o homem, tem-se na sociedade moderna a supervalorização do setor de serviço terciário, isto é, o comércio e comunicação tem muito mais valor do que os setores primários e secundários. Entretanto, esta supervalorização da venda e da propaganda faz com que o homem esteja mais suscetível a manipulação da mídia, influenciando-o no consumismo, desperdício, ganância, egoísmo, e várias outras atitudes negativas. Podemos observar que a grande massa, e até mesmo a classe alta da sociedade, possuem a falsa visão de que estão em um nível de intelectualização elevada, e não percebem que a exploração do trabalho só está “maquiada e camuflada”, onde acreditam que o capitalismo favorece o homem pois todos tem livre chance de acumular bens, e que a riqueza é bem distribuída mundialmente. Falsa visão, pois o a exploração continua, e se Karl Marx estivesse entre nós diria o seguinte: “olha que coisa linda, a exploração aumentou e as pessoas se sentem bem com ela!”; o que ocorre são mecanismos de exploração menos evidentes.
Podemos ver nos jornais, desenhos, documentários manipulados, e filmes, que a mídia embeleza os problemas sofridos pela sociedade, deste modo, uma situação que deveria despertar a vontade de mudança, como a miséria, violência, e a politicagem inútil, fazem com que os indivíduos apenas assistam o “espetáculo” comendo suas “porcarias industriais”, e preparando-se para ir ao