sociedade primitiva
As sociedades ditas primitivas são, neste sentido, sociedades mais simples, ou sociedades sem Estado. Segundo Clastres, a ausência de Estado nas sociedades primitivas não equivale a uma ausência do político; "a sociedade primitiva - diz Clastres - exerce um poder absoluto e completo sobre tudo o que a compõe."
No que respeita a designação de sociedades primitivas, acontece que as conotações ideológicas e etnocêntricas aliadas ao termo primitivo ("mentalidade primitiva" ou "pré-lógica" de Lévy-Bruhl) fizeram da expressão sociedade primitiva uma noção caduca. Daí que outros termos tenham sido propostos, como sociedade (e mentalidade) "arcaica", sociedades "sem escrita", "pensamento selvagem" (Lévi-Strauss). De fato, as sociedades que foram designadas de primitivas caracterizam-se por serem sociedades baseadas na oralidade, não dotadas de práticas de escrita e de técnicas modernas; daí a expressão de arcaicas.
Origem da linguagem
Desde o inicio dos tempos os homes tenta se comunicar com seus semelhantes, embora a forma como faça tenha variado ao longo dos séculos. A linguagem, definida como a produção e entendimento da fala