Sociedade estratificada
CASTAS
As castas são grupos sociais fechados, cujos membros seguem rigorosamente as tradições familiares. Um indivíduo nascido em determinada casta deve permanecer nela pelo resto da vida. Sua posição social é definida ao nascer. Além de direitos e deveres específicos, as pessoas não podem ascender socialmente mediante qualidades pessoais, mérito ou realizações profissionais. A sociedade indiana é estratificada dessa maneira. Há séculos, a população da índia está distribuída em um sistema de estratificação social rígido e fechada, que não oferece a menor possibilidade de mobilidade social. É o sistema de castas.
Na segunda metade do século XX, reformas sociais e mudanças na economia da índia, impulsionadas pela industrialização, começaram a romper o sistema de divisão em castas. Assim, nos grandes centros urbanos do país, como Nova Délhi, Bombaim e Calcutá, a abolição do sistema vem ocorrendo gradativamente. Entretanto, ele ainda perdura na maior parte da índia rural.
ESTAMENTOS
Estamento ou estado é uma camada social semelhante à casta, porém um pouco mais aberta. Na sociedade estamental, a mobilidade social é difícil, mas não impossível, como na sociedade estratificada em castas.
Na sociedade feudal, a ascensão era possível nos raros casos em que a Igreja recrutava seus membros entre os mais pobres; quando os servos eram emancipados por seus senhores; no caso de o rei conferir um título de nobreza a um homem do povo; ou, ainda, se a filha de um rico comerciante se casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia.
A SOCIEDADE DE CLASSES
As classes sociais propriamente ditas expressam as desigualdades e um modo de interpretação das diferenças sociais intimamente ligados à mentalidade moderna e à sociedade capitalista. A complexidade desse tipo de organização social define relações que aparecem para os indivíduos de forma nebulosa. Só são visíveis e palpáveis as desigualdades gritantes. As