Sociedade estranha
Suas teorias, críticas aos estudos, conclusão
A Escala de administração cientifica foi criada por Frederick W. Taylor (1856-1915), como meio de acelerar a produção. Analisando os modos de administração da época, ele percebeu que podia dinamizar a produção, aumentando sua velocidade por um determinado tempo de serviço.
Em seu livro os princípios da administração cientifica, Taylor nos revela suas ideias com quatro princípios: O princípio de planejamento, na qual ele deixa de lado o improviso e o julgamento individual, o trabalho manufatureiro, e entre em cena o trabalho planejado e testado para melhor desempenho; o princípio de preparo dos trabalhadores, na qual o trabalhador é selecionado de acordo com suas capacidades e treinado para seu melhor desempenho; princípio de controle, na qual você se certifica que o trabalho está sendo bem despenhado e está na meta estabelecida; e por fim o princípio de execução na qual você distribui o trabalho e as funções de seus trabalhadores.
O princípio da administração cientifica, em teoria foi muito bem planejada, por tanto é aplica até hoje nas grandes empresas. Ela foi melhorada por Frank e Lilian Gilbreth, que se aprofundaram nos estudos sobre essa teoria.
O único problema dessa teoria era que o trabalhador era visto como uma máquina, pois trabalha dezesseis horas por dia sem direito a descanso, ou horário de almoço, fazendo com que eles trabalhassem de forma desumana. Isso desencadeou em muitas manifestações contra esse modelo e várias críticas como feitas no filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin.
Essa teoria é muito eficiente o tanto que ela é aplicada até hoje, porém deveria ser levado em conta o lado social e humano dos trabalhadores. Como foi melhorado ele hoje é uma excelente ferramenta para o bom andamento da empresa.
Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco
Curso Técnico Administração
Escala de administração