Sociedade em Rede de Manuel Castells
Por volta do ano 2.000, transformações em diversas áreas importantes, que regem o mundo globalizado, como tecnológica, social, econômica, e cultural, deram início a uma nova forma de sociedade.
Na primeira década do século XXI surge a necessidade de compreender e abordar, o atual ambiente em que vive nossa sociedade, a era da sociedade em rede.
Essa necessidade é devido a incapacidade de categorias intelectuais que utilizamos para entender o que acontece a nossa volta, estarem defasados, porque foram criados em circunstancias diferentes, são anteriores a era da tecnologia e comunicação. Não podem tratar do novo referindo-se ao passado. Necessidade intensificada pelas crises e conflitos econômicos e sociais.
A crise financeira global, e as mudanças drásticas no mercado de negócios e mão de obra, a exclusão social e cultural de grandes segmentos da população do planeta das redes globais que acumulam conhecimento, riqueza e poder, a crise ambiental simbolizada pela mudança climática. a reação dos descontentes sob a forma do fundamentalismo religioso. O recrudescimento das divisões nacionais étnicas e territoriais. O recurso a violência em ampla escala como forma de protesto ou por dominação.
A revolução tecnológica possibilitou uma nova forma de comunicação, sms, e-mail, redes sociais, a própria tomada de decisão pode ser feita a velocidade do pensamento, sem a necessidade de estar fisicamente no local. Redes Globais (Incluem algumas pessoas e territórios e excluem outros).
Existe uma lacuna entre a geração dos que nasceram antes da era digital e da internet, e os que nasceram após, no texto relatado como (1969).