Sociedade em Massa
Sociedade em massa é sobretudo uma consequência da industrialização progressiva da revolução dos transportes e do comércio, da difusão de valores abstratos de igualdade e liberdade.
Massa é um grupo coletivo elementar e espontâneo, em muitos aspectos semelhante à multidão.
Características : Tem participantes originários de quaisquer profissões ou categoria social, é composta por indivíduos anônimos, existe pouca interação entre os indivíduos pois esses se encontram fisicamente separados. Sua organização é frágil e não é capaz de agir de forma integrada. A massa não possui tradições, regras de comportamento ou estrutura organizativa.
A massa pode ser encarada como se fosse composta por indivíduos desvinculados e alienados .Os participantes são inseguros e confusos em suas ações.
A sociedade de massa é constituída por um agregado de indivíduos que se encontram separados, desligados, anônimos, formando um grupo homogêneo em termos de comportamento de massa.
A forma de comportamento da massa é configurada por linhas individuais de ação e não por uma ação combinada. ( exemplo: quando todo mundo parou para assistir o final da novela : avenida brasil )
Com o crescimento da urbanização e a da indústria, a sociedade se afastou, os ambientes culturais foram separados, fazendo assim com que o comportamento de massa aumentasse. As escolhas dos indivíduos são pessoais.
Não existe lealdade ou fidelidade entre as pessoas.
Behavionismo - Mauro Wolf
Os meios de comunicação de massa ( rádio , tv , impresso ... etc ) são capazes de dominar os seres humanos através de estímulos que geram respostas na mesma medida. Ou seja:
Estimulo – Resposta
Estimulo adequado – resposta desejada.
Os meios de comunicação de massa são responsáveis por qualquer diálogo travado ao longo do dia por pessoas. Ou seja, todos os assuntos que conversamos durante o dia são impostos pela mídia.
Teoria ( Matemática ) da Informação - (Primeira metade do século