Sociedade do conhecimento / sociedade da informação
Na nova economia, não basta dispor de uma infraestrutura moderna de comunicação; é preciso competência para transformar informação em conhecimento. É a educação elemento-chave para a construção de uma sociedade da informação e condição essencial para que pessoas e organizações estejam aptas a lidar com o novo, a criar, e assim, a garantir seu espaço de liberdade e autonomia. (TAKAHASHI, 2000, p.7).
Sociedade do conhecimento / sociedade da informação
A capacidade de gerar, tratar e transmitir informação é a primeira etapa de uma cadeia de produção que se completa com sua aplicação no processo de agregação de valor a produtos e serviços. Nesse contexto, impõe-se, para empresas e trabalhadores, o desafio de adquirir a competência necessária para transformar informação em um recurso econômico estratégico, ou seja, o conhecimento. (TAKARASHI, 2000, p.17).
Diante do surgimento de novas tecnologias da informação e da comunicação, cabe-nos questionar qual o novo perfil de competências para o cidadão/trabalhador.
Qual a importância que vem sendo oferecida à gestão da informação e da comunicação para a formação do trabalhador/cidadão dentro deste novo perfil?
Como os novos recursos tecnológicos e os meios de comunicação social têm sido utilizados por organizações públicas e privadas no desenvolvimento de processos comunicativos/educativos internos e externos?
Quais tipos de programas educacionais têm sido utilizados em maior escala como ações estratégicas para formação do trabalhador?
Que incentivos o trabalhador tem recebido para aprender continuamente?
Como o governo e as empresas têm atuado oferecendo oportunidades e facilidades para a aprendizagem dentro das perspectivas da nova sociedade da informação e da comunicação?
Com o avanço tecnológico, cada vez mais as empresas buscam ferramentas e métodos para melhorar a produtividade e a qualidade em seus serviços e produtos, com isso, os trabalhadores precisam se capacitar cada vez mais com o