Sociedade Disciplinar Foucault
Poder não estar num indivíduo ou indivíduo numa instituição, poder estar em td, se parmeia por toda sociedade, se esparram no tecido social.
Poder Soberania Rei tem poder sobre vida e morte dos súditos, com o nascer da modernidade nasce o poder disciplinar. Se constrói articulado como o modo de produção capitalista. Forma de poder ligada as instituições
Disciplina = tecnologia de poder, forma de executar o poder. Poder individualizante, ela se exerce sobre o corpo de cada indivíduo, Disciplinar uma pessoa é construí-la como individuo pela ação do poder sobre o corpo desse indivíduo. Algo q Vem de fora e se internaliza no indivíduo.
Poder disciplinar precisa agir em cada um dos corpos.
Confinar os corpos nas instituições, difícil disciplinar em lugar aberto. Instituição de sequestro – Os indivíduos são sequestrados e levados para dentro da instituição e são disciplinados dentro da instituição.
(3ª forma de poder) Bio poder- Final do séc. dezoito. Poder que age Sobre grandes corpos populacionais. Complementar a disciplinar.
Para entendimento da dinâmica do poder estudou a prisão. O poder não se esconde e não se mascara cinicamente e pode se manifestar na forma bruta, nas formas mais excessivas. Sua inteira justificativa como poder do moral em nome do bem e da ordem é permitido punir.
Prisão – O objetivo é vigiar e controlar e não punir. A vigilância como forma de poder.
Panóptico – Geremy Bentham Torre central de vigilância cercada por celas circulares com janelas para o exterior que permite a passagem de luz possibilitando o vigia a observação dos movimentos a partir das silhuetas projetadas. Os vigiados não podiam saber se d fato os vigias estavam lá a torre passava a controla-los prisão sobre forte controle sobre o corpo e o tempo dos aprisionados. Vigiar, Punir e Controlar isso é a Sociedade disciplinar.
http://www.youtube.com/watch?v=AdXz0utCLsc
Link do vídeo