Sociedade de Risco
TEXTO: Sociedade de Risco. O mundo em descontrole. O que a globalização está fazendo de nós.
Anthony Giddens
Questões:
1. Conceitue risco.
Baseado no texto, risco designa uma ampla esfera de situações de incertezas, ou seja, qualquer possibilidade de perigo, que possa ou não dar certo ou trazer quaisquer que seja um problema. O texto exemplifica e conceitua risco conforme diversas culturas, tempos e aspectos, mas todos se voltam o risco como algo que possa modificar-se positiva ou negativamente através de um ato.
2. Caracterize risco natural e risco fabricado.
O risco natural ou externo é aquele experimentado como vindo de fora, das fixidades, da tradição ou da natureza. O risco fabricado é criado pelo próprio impacto do desenvolvimento tecnológico sobre o ambiente, são diretamente influenciados pela globalização cada vez mais intensa.
3. De que forma os riscos podem estar relacionados com as organizações e com responsabilidade social e empresarial? Conforme citado na resposta do item anterior, o risco associado ao intenso desenvolvimento tecnológico é o que intensificou as organizações quanto ao quadro de vulnerabilidade socioambiental. A necessidade de integrar a variável socioambiental como um componente fundamental para garantir a competitividade perante a opinião pública tornou-se fator fundamental. Este fator competitivo relaciona-se em como a empresa lida com a porcentagem de riscos que possa negativamente interferir no âmbito social e ambiental, e quais são as medidas adotadas por ela para minimizar o impacto, podendo ser com modificação na industrialização com o controle, disciplina e monitoramento deste risco.