Sociedade De Informacao
2.1. Em que consiste a sociedade da informação?
O conceito de sociedade de informação surgiu dos trabalhos de Alain Touraine e
Daniel Bell em finais dos anos 60 e inicio dos anos 70, sobre a influência dos avanços tecnológicos nas relações de poder, identificando a informação como ponto central da sociedade contemporânea (Gouveia 2004).
Nas palavras de José Amado da Silva (2001):
É uma nova forma de organização social, proporcionada pelas novas características da informação — cara de produzir, mas de reprodução muito barata, graças ao enorme desenvolvimento das Tecnologias de Informação e
Comunicação. Esta característica repassa toda a sociedade, reclamando novos modos de expressão da cidadania, da relação interpessoal e interinstitucional, da expressão cultural e, naturalmente, da organização económica e do governo.
A sociedade de informação é aquela onde se faz uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para fazer a troca de informação digital entre indivíduos e assegurar a comunicação entre estes. Nesta são usados com frequência e abundância os meios de comunicação electrónicos, o telemóvel, a rádio, a televisão, a televisão por cabo, o computador, a internet, entre muito outros instrumentos que permitem às pessoas informarem-se e entrarem em contacto umas com as outras, para além de uma grande multiplicidade de actividades que estão inerentes a estes mecanismos. Nesta sociedade a informação chega a todo o lado com enorme rapidez e é difícil ficar fora dela, sendo que os meios de informação são cada vez mais abundantes e todos difundem informação, por vezes, em directo. Hoje há a possibilidade de se assistir em directo a acontecimentos que se passam do outro lado do mundo.
Estas tecnologias não transformam a sociedade, mas integram-se no dia a dia dos indivíduos, modificando os seus hábitos, as suas actividades, a forma de comunicar ou
trabalhar… no seu quotidiano as pessoas utilizam as tecnologias para desempenhar as
mais