sociedade da africa
A África do Sul é um país independente, está situado no extremo sul do continente africano e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. O território encontra-se no oriente, ao sul do paralelo do Equador (hemisfério sul)
A nação abriga aproximadamente 50 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de 1.221.037 km2. A população é composta por negros, que representam 70% da população; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem por 12%, euro africanos, representam 13%; indianos, 3%; e outras etnias, 2%.
África – Sociedade em Transformação
O Continente africano é considerado o mais pobre do mundo, o menos desenvolvido e os com pior situação localizam-se na África Subsaariana. Estes países tem ospiores indicadores sociais do mundo, assolados por doenças, infra estrutura praticamente inexistente, uma péssima qualidade de vida.
IDH: É um índice idealizado pelo Programa das Nações Unidas para oDesenvolvimento (PNUD), para medir o desenvolvimento humano e leva em consideração dados sobre saúde, educação e renda per capita. A escala é de 0 a 1, quanto mais perto de 1 é melhor. Classificam-se ospaíses em 3 faixas: de 0,80 a 1 = elevado; de 0,50 a 0,79 = médio e menor que 0,50 = baixo. Os 12 países com os menores IDH em 2006 são da África Subsariana, de 0,391 a 0,329.
Economia: A pobrezadestes países, aliada as instabilidades democráticas são responsáveis pelas piores condições sociais em que se encontram, tem uma população de maioria rural, as exportações basicamente de produtosprimários e com baixíssimos valores agregados. Muitos países ainda convivem com governos ditadores e a corrupção campeia livremente, não assegurando mínimas condições de serviços