sociedade contemporanea
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Mestrado em Políticas públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional
Disciplina: Gestão da Informação para a Cidadania e Desenvolvimento
Professores: Alfredo Matta, Francisca de Paula, Vânia Valente
José Agnaldo Barreto de Almeida
O que é ser cidadão na sociedade contemporânea: informação, conhecimento e “inclusão digital”
A sociedade contemporânea tem se caracterizado como um momento de reflexões e profundas indagações acerca dos modelos econômicos e sociais que são postos e construídos na e pelas pessoas que vivem e convivem nela; questiona-se a fragmentação do conhecimento, questiona-se a racionalidade, a democracia e o sentido do termo cidadania, que está muito propalado, mas muitos o usam de formas tão diferenciadas que acabam por esvaziar o conceito.
O cerne da discussão passará por observar o entendimento do ser cidadão, mas se procurará travar tal discussão analisando o atual contexto, refazendo caminhos e pensando sobre o papel das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na vida das pessoas.
O século XX foi o período em que o mundo assistiu a mudanças rápidas e até então não experienciadas em nenhum momento da história da humanidade, tanto é que o historiador inglês Eric Hobsbawn o chamou de “A Era dos Extremos” e o coloca como um período breve: “o breve século XX”. Sobre as mudanças pode-se apontar que aconteceram nos contextos econômicos, geográficos, na ciência, na tecnologia e elas gestaram novas formas de viver e conviver; nesse contexto as chamadas tecnologias “invadiram” os cotidianos e deixaram muitas pessoas atordoadas com o discurso maciço de que se estava entrando em uma nova época em que o computador, a Internet e outros meios eram ferramentas que deveriam ser valorizadas. Assim, Sales (2010) afirma que:
Nesse cenário, a sociedade vem sendo conceituada como