sociedade brasileira de cardiologia
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Dante Pazzanese com o objetivo de unir a classe médica especializada em cardiologia.
Hoje a SBC é uma organização reconhecida e legitimada, com aproximadamente 13.000 sócios. Conta com 25 sociedades estaduais, duas regionais, 13 departamentos científicos e nove grupos de estudos.
Este trabalho abordará o que é a Cardiologia, e em seguida conheceremos um pouco mais sobre a SBC,assim como sua missão,objetivos entre outros.
Cardiologia
A Cardiologia é uma das áreas da medicina mais conhecidas pela sociedade e também uma das mais divulgadas nos meios de comunicação. Esse campo trata do estudo da funcionalidade, das doenças do coração, dos grandes vasos sanguíneos e sistema circulatório. Qualquer pessoa, em qualquer idade e lugar necessita dos serviços oferecidos pelo médico cardiologista, independentemente do seu tipo de vida, seja ela atleta ou sedentária, é sempre bom fazer exames cardiológicos regularmente, porque as doenças que acometam o coração são muitas.
O coração é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, é através dele que o sangue é bombeado para o resto do corpo, assim mantendo todos os outros órgãos funcionando. Os tratamentos cardíacos podem ser clínicos ou cirúrgicos, mas as orientações nos dois casos são as mesmas: uma boa alimentação, exercícios físicos regularmente, qualidade de vida e avaliações cardiológicas periódicas para manter a saúde dos vasos sanguíneos e do coração, pois qualquer complicação deste órgão vital pode levar à morte.
Entretanto, está errado quem pensa que o cardiologista só cuida da doença em si. Segundo o médico Victor Lira, graduado pela USP de Ribeirão Preto, com especialização em Cardiologia pela Beneficência Portuguesa, os melhores resultados de tratamento cardiológicos são conseguidos através da cardiologia