Sociedade atual: individualismo e consumismo e o lugar da comunicação social: publicidade e propaganda
Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar, o estudo da antropologia e da sociologia sobre os hábitos das culturas das pessoas, como evoluíram, que períodos passaram. Estudiosos que se dedicaram a esse campo da ciência humana. Em seguida será retratado a sociedade atual e seus hábitos de consumo, o que as levam as compras, por que compram e qual o lugar da Publicidade e propaganda nessa sociedade consumista, que descarta produtos e marcas com facilidade e rapidamente. E por final abordarei o tema “ Publicidade feita para crianças e sua influência na decisão de compra” estudando desde o seu processo de criação, crescimento, quais fatores influenciam em cada idade da criança, se a criança tem papel fundamental no consumo familiar, e por fim as mudanças que ocorreram nos hábitos de consumo das famílias brasileiras.
ABSTRACT
Estudando a cultura:
Segundo a autora Marilena Chaui citado em seu livro “ O convite a filosofia” São Paulo 2000, seja evidente que toda e qualquer ciência é humana, porque resulta da atividade humana de conhecimento, a expressão “ciências humanas” refere-se àquelas ciências que tem o próprio ser humano como objeto.
Para ganhar respeitabilidade científica, as disciplinas conhecidas como ciências humanas procuram estudar seu objeto empregando conceitos, métodos e técnicas propostos pelas ciências da natureza, o homem é dotado de razão, vontade e liberdade, é capaz de criar fins e valores, de escolher entre várias opções possíveis.
O humano como objeto de investigação, embora as ciências humanas sejam recentes, a percepção de que os seres humanos são diferentes das coisas naturais é antiga, a investigação do humano realizou-se de três maneiras diferentes citadas abaixo por Marilena Chauí:
O humanismo: Afirmando que não separa o homem e natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre agente ético, político, técnico e artístico.
Positivismo: