Sociedade Anônima
A sociedade anônima é formada por capital mobiliário divididos em ações que podem ou não ser negociadas na bolsa de valores, fazendo com que seus sócios tenham responsabilidades sociais, ficando seu patrimônio livre caso a empresa venha a se desfazer, se não fosse dessa forma os empresários e investidores poderiam ficar com receio de abrirem uma nova empresa o que causaria um bloqueio no crescimento de uma nação.
A administração nessas empresas é feita por um conselho administrador que é escolhido através de votação de todos os sócios na chamada assembleia geral.
O código civil brasileiro obriga a elaboração do balanço patrimonial dessas empresas a fim de mostrar com clareza a situação real de suas contas, o que traz de certa forma uma segurança para os investidores ou acionistas.
No Brasil com a globalização da economia o acesso à esse tipo de empresa ficou mais fácil, tanto que cada vez mais aumenta a participação da classe média na aquisição de ações das sociedades anônimas.
A importância social dessas companhias é tamanha visto que acumulam riquezas e contribuem para o desenvolvimento econômico do nosso país, mas é importante ressaltar que essa atividade empresarial deve ser feita de uma forma sustentável que é o que se espera hoje de qualquer empresa capitalista, que não pode estar preocupada apenas com os lucros mas com a sociedade de uma forma geral sendo baseada na ética e justiça.
O Brasil ganha cada vez mais espaço na economia mundial e as sociedades anônimas tem papel de extrema importância pois participa da estruturação desse crescimento do nosso país, a mudança da visão dos outros países em relação ao Brasil mostra em números relevantes o interesse pelo destaque que estamos vivenciando, e a compra de ações é uma forma de mostrar-nos isso, não importando se a empresa é bancária, de capitalização, de investimento, estrangeira ou constituída.
Assim é possível responsabilizar