"socialização" e "solidariedade social" de Durkheim
Alunos: Priscilla Pereira Fernandes e Thiago Santana
Professora: Flavia Braga Vieira
Disciplina: Introdução à Sociologia
Curso: Relações Internacionais
Novembro
2014
Trabalho: Discutir os conceitos de "socialização" e "solidariedade social" de Durkheim a partir dos fatos apresentados no filme "o ônibus 174".
O documentário que nos foi apresentado sobre o sequestro do ônibus 174, obra do diretor José Padilha, que retratava fatos reais vividos a partir de um sequestro coletivo na Cidade do Rio de Janeiro, nos faz repensar acerca das questões culturais envolvidas em tais temas. Para que isso seja possível, faremos essa reflexão a partir de uma análise crítica embasada nos conceitos de socialização e solidariedade social, discutidos por Durkheim.
Durkheim apresentava como principais questões de sua obra os seguintes temas: o desenvolvimento da sociedade, a condição cientifica da Sociologia, os métodos de pesquisa social, os problemas e questões da educação e os aspectos sociais do controle e do direito. Além disso, é importante salientar que para ele a sociedade não é a soma dos indivíduos, mas uma força que leva os indivíduos a ser, pensar e agir de modo a construírem uma consciência coletiva, representações coletivas.
Outro aspecto importante a ser discutido é o fato de que estimulado pelo positivismo ele buscava fazer um reconhecimento da vida social de modo a descobrir na realidade algo que já estava lá. É importante destacar ainda que os fatos sociais serão apresentados como objetos da Sociologia que buscam compreender quais são os mecanismos de produção do certo e do errado, responsáveis pela produção dos valores e consciência coletiva, de modo a ordenar, desenvolver as condições da vida humana. De modo que será considerado fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, ou, ainda, que é geral ao conjunto de uma sociedade