Socialização e Controle Social
Já vimos que a sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade, é desenvolvida através do processo de socialização, pelo qual o individuo se integra no grupo em que nasceu assimilando sua cultura.
A socialização é o ato de transmitir ao indivíduo, de inculcar em sua mente os padrões culturais da sociedade. É o processo social mais global. O controle social funciona como o maior instrumento de socialização. O olhar de reprovação dos pais quando uma criança toma sopa fazendo barulho, ou a gozação que os adolecentes fazem se um deles aparece vestido de terno e gravata são exemplos de controle social. O controle social são as formas pelas quais a sociedade inculca os valores do grupo na mente de seus membros, para evitar que adotem um comportamento divergente (não aceito). O controle social tem po objetivo fazer com que cada individuo tenha comportamento esperado. É o controle, por exemplo, que nos leva a manter a cabeça descoberta, enquanto até algumas décadas atrás esse mesmo controle fazia com que a maioria das pessoas usasse chapéu. Desse modo, o controle social leva as pessoas a evitarem um determinado comportamento em certa época e a adota-la em outro. Assim foi com a calça comprida para as mulheres, a minissaia, a roupa de banho, o cabelo comprido, etc.
A primeira agencia de controle social é a familia. Desde que nasce a criança é orientada, controlada, moldada pelo grupo familiar. Depois da família, temos a igreja, a ecola e o Estado: são todos agenciam formais ou institucionalizadas de