Socialização do inviduo
A socialização do indivíduo está relacionado à maneira como o mesmo se porta dentro da sociedade. O ser humano vai se adaptando e aprendendo a lidar com as maneiras e modo de vida da sociedade em que vive. A partir daí ele vai desenvolvendo a capacidade de se relacionar, “funcionar” como um membro da do grupo da sociedade.
As maneiras de agir, pensar e sentir próprias do grupo, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive conceito de socialização segundo Reinaldo Dias. O indivíduo passa por processos desde o momento em que nasce (inicio), continua ao longo de toda a sua vida e só acaba quando morre.
A socialização do indivíduo em uma sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, sendo que desta forma podemos encontrar cinco agentes de socialização que influenciam grandemente na formação do indivíduo: Família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação de massa e os grupos de referência.
Pode-se dizer que o processo de socialização, são as experiências que o indivíduo adquire desde o momento em que nasce. Durante a infância, as crianças prestam atenção e gravam na memória todos os momentos que aconteceram durante esse período, desde o primeiro passeio com os pais, o primeiro brinquedo, a roupa que mais gostava de usar, o calçado, em fim tudo que contribui para sua formação. A fase da infância é o primeiro “pilar” para que o indivíduo construa sua própria IDENTIDADE, ou seja, todos os detalhes que ocorreram durante esse período, farão com que esse indivíduo se torne realmente um bom cidadão como ser humano.
Como um exemplo claro, durante minha formação, com minha família, meus pais aprendi a base para ser uma boa pessoa, a ter uma excelente educação, a respeitar os mais velhos, aprendi a ouvir e falar na hora certa. Na escola passei a ter contato com diversas pessoas de características e qualidade diferentes (que essas foram adquiridas ao longo de sua formação, já que cada um desses indivíduos