socializando informaçoes
A instituição o qual foi desenvolvido o projeto de intervenção foi o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, onde fica situado à Rua Genocy Coelho da Silva, s/nº no bairro da Ponte Seca no município de Aperibé, atendendo as seguintes localidades: bairro Fagundes, bairro Ponte Seca, bairro Pinheiros, BR 116 e zona rural. Sua implantação aconteceu no mês de junho de 2000, devido a um levantamento realizado da situação de vulnerabilidade do território; com base em dados estatísticos do IBGE; Cadastro Único, da rede SUAS e informações obtidas pela área da saúde. De acordo com a Política Nacional de Assistência Social informa que:
A equipe do CRAS deve prestar informação e orientação para população de sua área de abrangência, bem como se articular com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância da exclusão social na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência do CRAS, em conexão com outros territórios.
Foi observado durante o nosso estágio que o município não dispõe de uma rede de proteção articulada com as demais políticas públicas como propõe a PNAS. Sendo assim, o objetivo do CRAS não é desenvolvido de forma satisfatória. O projeto de intervenção foi desenvolvido dentro da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social, devido a uma necessidade da elaboração de um projeto de divulgação sobre as propostas e objetivos do CRAS para o seu público alvo. Devido à constatação da falta de informação e conhecimento sobre os referidos objetivos e propostas que são desenvolvidas na instituição, tendo em vista que, a falta de informação e conhecimento não permite que os usuários tenham consciência de seus direitos e assim possam lutar para efetivação dos mesmos. Tivemos como parceiros neste projeto de intervenção toda a equipe do CRAS, também contamos com o apoio das instituições: Prefeitura Municipal de Aperibé que