Socialistas Utópicos
Quem são eles? Quais suas teorias?
Charles Fourier Pierre Joseph Proudhon
Os teóricos socialistas elaboraram teorias distintas e propuseram soluções diversas, mas é possível observar traços comuns entre eles. Eles admitiam ser possível reformar a sociedade mediante a boa vontade e a participação de todos.
Charles Fourier (1772-1837);
Charles Fourier foi um francês que nasceu em 7 de abril de 1972, em Besançon, França. Filho de um modesto homem de negócios, ele trabalhou nos correios e se tornou um escritor socialista, crítico do cristianismo, do conservadorismo, do niilismo, da economia, do capitalismo, adversário da industrialização e da civilização urbana, por todos esses serem usurpadores da liberdade do ser humano viver seus prazeres e paixões.
Em 1808, ele publicou seu primeiro livro “The Destiny social do homem”. No livro Fourier criticou a imoralidade do mundo dos negócios, argumentando que "a verdade e o comércio são tão incompatíveis como Jesus e Satanás." No livro Fourier defendia um novo sistema socialista de cooperação.
É considerado o pai do socialismo utópico.
As ideias de Fourier influenciaram uma geração de socialistas, anarquistas, feministas, pacifistas, internacionalistas e outros, pois questionava a moralidade do sistema capitalista.
Defendeu que a distribuição dos bens seria conforme a necessidade. A educação deveria se adaptar às inclinações de cada criança. Não existiriam restrições morais à prática de sexo. Segundo ele, o homem só se degenera em vício porque o meio social o impede de exprimir-se livre e plenamente. Deve-se melhorar não apenas a produção e sim a repartição.
Foi o criador da comunidade cooperativa conhecida como Fourierismo, e idealizador das hipotéticas comunidades denominadas falanstérios. Porém não podemos confundir os falanstérios com propostas comunistas.
Mas ainda assim respeita a herança, pois admite ser natural que haja pobres e ricos e tenta