socialismo
Atualmente, os estados que podem ser considerados socialistas são a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coréia, a República Democrática Popular Laoana e a República Socialista do Vietnã.
Se denomina Estado socialista aquele que adota o socialismo como sistema econômico e social, incluindo a propriedade estatal ou cooperativa dos meios de produção e do solo, ainda que tenham existido grandes diferenças de conceito entre estados caracterizados por eles mesmos como socialistas. Se fala de estados socialistas em referência àquelas democracias populares que têm ao marxismo-leninismo ou alguma de suas interpretações como ideologia oficial e nunca de países capitalistas governados por partidos social-democratas, embora estes em muitos casos se autodenominem socialistas.
Também se emprega o nome Estado comunista, usado pela imprensa capitalista durante a Guerra Fria em referencia ao sistema de partido único e o governo do Partido Comunista. Esta denominação é em realidade um oxímoron, posto que a teoría marxista almeja o socialismo como fase seguinte ao capitalismo e previa ao comunismo, em que o Estado deixaria de existir. quase todos estes estados destacaram seu carácter socialista em seu nome oficial e quatro dos cinco que hoje existem continuam fazendo. Assim, muitos destes estados contêm os adjetivos popular, socialista e democrático em sua denominação. Existem também estados que contém estes términos em seu nome embora não hajam adotado esse sistema, como a República Demócratica Socialista de Sri Lanka ou a República Democrática Popular de Argelia.