Socialismo
O que é?
Idealizado pelo pensador Karl Marx, o sistema socialista seria uma fase de transição entre capitalismo e comunismo, onde o poder estaria detido nas mãos de uma burocracia, sendo os trabalhadores os dirigentes (sistema visa à queda da classe burguesa, e a ascensão dos trabalhadores), que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, socializando os meios de produção (fabricas, fazendas...) com toda comunidade.
Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
Onde esse sistema foi implantado?
As ideias socialistas foram colocadas em vigor no século XX. O primeiro país a implantar esse regime político foi a União Soviética (atual Rússia), a partir de 1917 quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e os bolcheviques, liderados por Lênin, implantaram socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, alguns países, como, por exemplo, China, Cuba e países do leste europeu adotaram estas ideias.
Porém, após algum tempo, e por serem a minoria num mundo voltado ao para o lucro e acúmulo de riquezas, tais países passaram por dificuldades e viram seus sistemas entrarem em colapso. Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu força no mundo,
Atualmente, somente Cuba, governada por Fidel Castro, mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o líder cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e a ausência de democracia.
Transformação do espaço geográfico
Em 1917, quando ocorreu a Revolução Socialista na Rússia, uma nova concepção de organização social e geográfica foi inaugurada. Ocorreu um rompimento parcial com as relações