Socialismo E URSS
Leônidas – nº11
Gabriel – nº04
Jean – nº 09
Victor – nº 23
ÍNDICE
Socialismo: Termo, Origem, Características e
Maiores Representantes
URSS
Resolução do exercício 04, da página 150.
SOCIALISMO: TERMO
Socialismo é um termo que, desde o início do século XIX, significa as teorias e ações políticas que apoiam um sistema econômico e político baseado na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal parcial ou completo dos setores econômicos, opondo-se frontalmente aos princípios do capitalismo.
Embora o objetivo final dos socialistas fosse estabelecer uma sociedade comunista ou sem classes, eles têm se voltado cada vez mais para as reformas sociais realizadas no seio do capitalismo. ORIGEM DO SOCIALISMO
A revolução industrial iniciada na Grã-Bretanha, no século
XVIII, estabeleceu um tipo de sociedade dividida em duas classes sobre as quais se sustentava o sistema capitalista: a burguesia (empresariado), e o proletariado (trabalhadores assalariados). Com o avanço da Burguesia e a revolução de
1789, ocorreu a afirmação do capitalismo.
A grande massa da população proletária, no entanto, permaneceu inicialmente excluída do cenário político.
Ficou claro que a igualdade jurídica não era suficiente para equilibrar uma situação de desigualdade econômica e social, na qual uma classe reduzida, a burguesia, possuía os meios de produção enquanto a maioria da população não conseguia prosperar.
Com a Revolução Industrial aumentou a produção, os lucros e também a exploração do trabalho humano. Essa situação levou os trabalhadores a se revoltarem, no início eram revoltas isoladas, mas depois, os operários se organizaram em sindicatos para lutar pelos seus interesses. A crescente inquietação social decorrente da industrialização, atraiu a atenção de vários pensadores humanistas, que propuseram reformas com a finalidade de acabar com as desigualdades econômicas e sociais.
Aí então surgiram as ideias socialistas.