Socialismo e comunismo critico e utópicos
Escrito em 1848 por Marx e Engels, retrata o desenvolvimento da burguesia e da luta contra o proletariado.
Esta luta tinha previa a derrocada da burguesia e a entronização do proletariado. Marshall Berman diz que "O Manifesto do Partido Comunista" destaca a luta de classes sociais e ainda faz elogio da burguesia. Entre a sociedade capitalista e a sociedade comunista existe um período de transformação revolucionária no qual chamamos de transição política onde o Estado não passaria da ditadura revolucionária do proletariado.
O capital aliado à incipiente revolução tecnocrática começa sua caminhada de forma vitoriosa, frenética, insaciável. A época da burguesia se distingue pela evolução permanente da produção o abalo contínuo de todas as categorias sociais, a insegurança e a agitação sempiternas.
RESUMO
BURGUESES E PROLETÁRIOS
Traz-nos a luz de toda história da sociedade até nossos dias e demonstra o melhor da luta de classes. Homens livres e escravo, patrícios e plebeus, senhores e servos, mestres e oficiais que representam opressores e oprimidos respectivamente, sempre estiveram em constante oposição empenhados numa luta sem trégua, ora velada, ora aberta, luta que a cada etapa conduziu a uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou ao aniquilamento das duas classes em confronto.
Nos primórdios da história encontramos uma organização completa da sociedade em diferentes grupos em uma hierárquica social. Na Roma antiga: Patrícios, cavaleiros, plebeus e escravos. Na Idade Média: Senhores feudais, vassalos, mestres de corporações, oficiais e servos, além disso, quase todas essas classes comportam subdivisões hierárquicas. A sociedade burguesa moderna oriunda do esfacelamento da sociedade feudal limitou-se a subtrair as antigas classes por novas classes novas condições de opressão e novas formas de luta. A burguesia da nossa época tem simplificado a oposição de classes cada vez mais. A sociedade