Socialismo e burguesia
I) Porque o texto conclui que “a burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário?” .
Porque substituiu as liberdades conquistas por uma liberdade única, ou seja, a liberdade do comércio. E para conquistar o poder, a burguesia teve que destruir as relações pessoais, religiosas, políticas e os bens de família (herança). Sendo assim, tornou-se totalmente revolucionário, já que extinguiram os laços que uniam o povo e tornou-os totalmente individualizados e egoístas visando apenas o dinheiro.
II) Segundo Marx “A burguesia, ou seja, os capitalistas, não podem existir sem revolucionar, constantemente, os instrumentos de produção, e, por conseguinte, as relações de produção, isto é, o conjunto das relações sociais. Porque?
Como a sociedade está em constante mudança em razão do progresso contínuo, se uma organização não desafiar os velhos paradigmas, a concorrência simplesmente a ultrapassam, por isso os capitalistas também tiveram que revolucionar os instrumentos e aprimorar o meio de produção para acompanhar a demanda, pois a abertura de novos mercados é ascendente e o progresso contínuo é importante tanto para os consumidores como para os capitalistas, pois nada permanece igual na vida.
III) Comente a relação que Marx desenvolve entre mercadoria e a mão-de-obra operária.
Com o crescimento da burguesia e do capital, sucessivamente a classe operária acompanha esse crescimento, e assim como uma mercadoria está destinada a vender para aumentar o capital da companhia, o mesmo acontece com a mão-de-obra operária, eles vivem em virtude de aumentar o capital e estão sujeitos a concorrência e a volubilidade do mercado.
IV) “A condição de existência do Capital é o trabalho assalariado... Assim, o desenvolvimento da grande indústria mina sob os pés da burguesia as bases sobre as quais ela estabeleceu o sistema de produção e de apropriação. A burguesia produz, antes de mais nada , os seus