Socialismo na Uniao Sovietica
Diretor: Wolfgang Becker
Principais atores: Daniel Brühl (Alexander), Katrin Saß (Christiane), Chulpan Khamatova (Lara), Maria Simon (Ariane), Florian Lukas (Denis).
2- Na Alemanha oriental em 1989.
3- O filme retrata um acontecimento que vem sendo recente e constante na historia do Brasil, que é os protestos contra o governo para uma mudança no país. Que é um direito do cidadão em se expressar e querer uma melhoria no meio em que vive.
4- Socialistas e capitalistas.
5- Sim. O fato de não desistir de lutar por aquilo que quer e o fato de não abandonar sua família quando mais precisa e sempre tentar fazer o melhor para eles, mesmo sem recompensa.
6- Sim, o fato de no filme a população querer lutar pelos seus direitos, pelo voto, pela liberdade de expressão, e hoje em dia isso também é muito questionado por mais que seja liberal.
7- Me impressionou o protagonista Alexander pela sua vontade de querer ajudar sua mãe a se recuperar e o fato de não medir esforços para garantir que ela não perceba as mudanças que ocorreram na Alemanha durante o período que ficou em coma. E a cena que eu mais gostei foi após a morte de Christiane que seus filhos pegaram suas cinzas e colocaram em uma pequena espaçonave e fazem sua decolagem, levando as cinzas para o céu, pois achei uma forma muito linda de homenagear a pessoa que se foi de um jeito significativo.
8- As roupas, que eram básicas e ao decorrer do filme se tornaram mais extravagantes, as marcas dos produtos antes eram todas marcas alemãs e com o capitalismo vieram as marcas importadas, o aparecimento de franquias capitalistas (cola-cola, burguer king, etc.), a censura permitida no socialismo que foi ficando mais flexível com a entrada do capitalismo.