social
Participante Participou da pesquisa uma jovem de 18 anos do sexo feminino, de nome R.A. Acadêmica na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Materiais Para a realização dessa pesquisa, utilizou um celular com a função de gravar a entrevista para depois transcrevê-la. Caderno e caneta pra anotações. Roteiro de pesquisa feito em sala de aula, e os conhecimentos, artigos e textos aprendidos durante o trabalho.
Instrumentos de pesquisa
Na entrevista semi estruturada, o investigador tem uma lista de questões ou tópicos a serem descobertos. Mas a entrevista em si permite uma relativa flexibilidade. O roteiro elaborado pelo entrevistador permite que o entrevistado tenha alguma liberdade para desenvolver as repostas seguindo a direção que considere adequada. Procedimentos A disciplina de Psicologia Social I, teve como trabalho final uma entrevista semi estruturada. O trabalho foi feito com uma jovem em um “relacionamento homo afetiva”. A partir da escolha do tema, foram feitas pesquisas sobre o assunto e assim, foi elaborado um roteiro de entrevista que visava apurar fatos, como; preconceito, experiência e relação com a família. A escolha do participante da entrevista, foi a partir de contatos entre amigos e conhecidos, aonde chegamos ate a participante e fizemos a entrevista. O encontro com a jovem foi no hall de um prédio, de total acordo entre as partes, a entrevista seguiu como o previsto e com os tópicos sujeitos apurados.
Resultados e Discussão
A entrevista, na maioria das vezes, envolve a combinação de dois elementos, que são: compreender a situação apresentada pelo entrevistado, através da obtenção de informações e dar auxílio ao entrevistado, entretanto, muitas vezes o entrevistador fica tão ansioso para auxiliar que se antecede antes de compreender bem a situação. Nesse sentido tal método desenvolve uma ação mais destrutiva do que construtiva no que diz respeito ao interesse de solucionar o problema que lhe é