Social
Durante nosso estudo executando as tarefas propostas, onde falamos sobre comportamento organizacional, podemos constatar que existe realmente uma mudança acontecendo entre as organizações e seus colaboradores.
Ressaltamos o quanto as organizações eram fechadas e centralizadas fazendo com que o colaborador ficasse focado em apenas executar o que era mandado, e até que isso dava resultados antigamente, já que não contávamos com tanta informação e tecnologia, mas hoje em dia, com todas essas mudanças temos um perfil diferente na questão organizacional, já que contamos com colaboradores mais informados, consumidores mais exigentes e isso é bom porque como o nível de exigência é elevado a competência da empresa também precisa ser maior para manter-se no mercado.
Que as organizações seguem influenciando o comportamento da sociedade nós sabemos, mas agora a atenção está voltada para seus integrantes, e se uma empresa começar mal de uma coisa nós temos certeza terminará mal também.
O grande desafio hoje é que as empresas consigam promover uma “cidadania organizacional”, onde a aplicação de ciências comportamentais esclareçam perfis psicológicos, sociológicos e antropológicos, prevendo assim esse comportamento que se traduz como a própria organização. Precisamos considerar que as transformações colaboram com esse desenvolvimento, e que somente conseguimos chegar a esse nível quando paramos de pensar em cada indivíduo e na sua função e começamos a analisar a equipe funcionando bem com seu todo interligado por um interesse em comum, sendo esse um processo que exige uma atenção a visão sistêmica e a todas as mudanças dentro das organizações.
Sistema pode ser qualquer entidade conceitual ou física desde que suas partes sejam inter-relacionadas, interatuantes e interdependentes e que busquem um objetivo comum. Vamos considerar então a definição anterior, onde citei o que seria sistema, e falar sobre a visão sistêmica, onde o principal é considerar a