Social
Leis e modelos Científicos
O Conhecimento do universo
O Conhecimento do Universo
“Tudo começou com uma grande explosão.
Pode ser difícil de acreditar, mas num passado remotíssimo, todo o universo com suas 100 bilhões de galáxias pode ter estado concentrado num espaço igual ao de uma ponta de uma agulha. A densidade da matéria atingiria o valor de 10 elevado a 90 quilos por cm cúbico, ou o número 1 seguido de 90 zeros. A temperatura seria de mais de 1 bilhão de bilhão de vezes a temperatura média do Sol ou 10 elevado a 31 graus Kelvin. Tais cifras fazem parte da teoria do big bang, na qual o universo teria se originado de uma explosão apocalíptica entre 15 e 20 milhões de anos atrás. Em determinado momento a situação do universo é impossível ser descrita nos termos dos conhecimentos actuais da física. Em 1929, o astrónomo Edwin Hubble (1889-1953), concluiu que o universo está em expansão, se está em expansão, um dia já esteve concentrado. Com a expansão, a temperatura foi se reduzindo até chegar aos actuais 3° Kelvin. Por enquanto é tudo suposição, nada pode ser provado de modo irrefutável e a origem do universo contínua um intrigante enigma para a ciência.”
A astronomia como ciência fundamental para o estudo do universo
"A Astronomia é a ciência do céu, e o céu é tudo que existe, é o espaço incomensurável que envolve tudo, e o conjunto de estrelas cada uma delas um sol; é o sistema planetário, é Júpiter, Saturno, Marte, Vénus, é enfim o nosso planeta, a Terra, que como os demais, gravita isolada no espaço. É a ciência do infinito e da eternidade, ela abarca tanto as origens como os extremos limites do futuro. A Astronomia tem por fim fazer-nos conhecer o Universo onde nos encontramos e do qual fazemos parte."
De: Jean Nicolini, autor do livro "Manual do Astrónomo Amador"
Sem dúvida que a astronomia foi a ciência mãe para o estudo da descoberta do universo sem ela nada seria possível. Existiram alguns cientistas que estudaram o