Sociais
Disciplina de Ciências Sociais;
Resenha do Livro “Saber Cuidar” – Leonardo Boff
O livro Saber Cuidar, de Leonardo Boff, fala sobre o cuidado do homem com outrem, comparando o cuidado ao próximo com o tamagochi, simbolizando o cuidado ao brinquedo como o cuidado que deveríamos ter com outro ser humano, outra vida. Denuncia a solidão em que vive o homem da sociedade. Mas anuncia também que, apesar da desumanização de grande parte de nossa cultura, a essência humana não se perdeu. Ela está aí na forma do cuidado, transferida para um aparelho eletrônico, ao invés de ser investido nas pessoas concretas à nossa volta.
Ele cita em como o cuidado nos dias de hoje deixou o seu valor estremecido, resultando em descaso, abandono, descuido. Descuído resultante de muitos motivos: educação de menos, informação escassa, materialismo em excesso.
O livro também relata a fábula-Mito do cuidado, evidenciando o fato do homem possuir uma formação complexa, composta por espírito, corpo e cuidado, sendo este último responsável pela sua essência. O cuidado é tão essencial que foi formulado antes ao espírito infundido por Júpiter e ao corpo fornecido pela Terra. Assim, a concepção do ser humano como composto de espírito-corpo é incorreto. A fábula diz: “o Cuidado foi quem primeiro moldou o ser humano”. Ainda mais, Leonardo Boff correlaciona metáforas às dimensões dos seres humanos, atribuindo à terra e ao céu a dimensão material e terrenal da existencia e a dimensão espiritual e celestial da existência, respectivamente. Explicando a natureza da palavra “Cuidado”, através de um estudo detalhado, falando sobre o trabalho, na forma com a qual interagimos e contruímos nosso habitat: “Os seres são tratados como valores e símbolos, e não apresentam o domínio uns sobre os outros”. Outro assunto abordado no livro é o amor com condição biológica e espontanea, a ternura e carícia como expressão maxima do cuidado. Diferenciando o amor de duas formas: