SOC_segunda_aula_POSITIVISMO_isepe_2014
3007 palavras
13 páginas
POSITIVISMOO positivismo nasce no séc. XIX como visão social de mundo por Auguste Comte.
MÉTODO - ok
O positivismo surgiu na França no começo do século XIX. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.
POSITIVISMO
O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos
Positivismo:
Os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
Com o positivismo, afirma-se a concepção de que cada ciência deve inicialmente definir seu objeto, que deve ser necessariamente positivo, localizado no tempo e espaço, observável, em última instância.
Uma vez definido o objeto, toda ciência tem os mesmos métodos: a observação e a experimentação.
LEI DOS TRÊS ESTADOS: EVOLUÇÃO HISTÓRICA
DO CONHECIMENTO
ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO estágio que representaria o ponto de partida da inteligência humana, no qual os fenômenos do mundo são vistos como produzidos por seres sobrenaturais. O ponto culminante deste estado foi quando o ser humano substituiu o politeísmo pelo monoteísmo.
LEI DOS TRÊS ESTADOS:
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO
CONHECIMENTO
ESTADO METAFÍSICO
Estágio em que a influência dos seres sobrenaturais do estágio teológico foi substituída pela ação de forças abstratas consideradas como representantes dos seres do mundo.
LEI DOS TRÊS ESTADOS:
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO
CONHECIMENTO
ESTÁGIO CIENTÍFICO OU
POSITIVO
Estágio definitivo da evolução racional da humanidade em que, pelo uso combinado do raciocínio e da observação, o ser humano passou a entender os fenômenos do mundo.
Os fundamentos do positivismo:
• Augusto Comte