Sobrevivência na selva
25 de novembro de 2009, em Cultura, Curiosidade, por Guilherme Poggio
O emprego de equipamentos tipo GPS em mata densa com a acima é fortemente degradado pela copa das árvores. Outras técnicas são necessárias.
Nos dias atuais o emprego de equipamentos portáteis, que funcionam como receptores de sinais enviados por satélites, permitem uma localização e uma navegação bastante precisa. Estes sistemas, conhecidos como GNSS (Global Navigation Satellite Systems), encontram-se bastante difundidos por todo o planeta e sua aquisição é possível até por civis.
No entanto, por mais que o acesso à aquisição dos receptores seja fácil (podem serencontrados em diversas lojas), é importante notar alguns pontos negativos do uso destes sistemas.
Em primeiro lugar o GNSS mais difundido no mundo, em especial no Ocidente, é o sistema norte-americano NAVSTAR-GPS (Global Positioning System). Os norte-americanos permitem o uso do seu sistema de satélite e não cobram dos usuários dos receptores por isso. Mas por serem os “donos” de todo o sistema, eles podem bloquear o sinal quando assim for necessárioe conveniente.
Satélites também são vulneráveis a ataques espaciais e colisões com objetos em órbita. A interrupção do funcionamento de um ou mais satélites degrada a qualidade do dado de localização, podendo até inviabilizar o seu emprego.
Por último, e talvez o mais importante para o tema desta série, o emprego de receptores de equipamentos GNSS possuem baixa qualidade de recepção em locais onde a mata é fechada ou possui copa das árvores bastante densa. Não é difícil de comprovar isto. Basta apenas pegar um equipamento receptor e levá-lo para um bosque ou uma praça onde há densa cobertura vegetal.
Pelas razões levantadas acima, e por outras que não cabem aqui, a localização e a navegação em ambiente de selva necessita de outros instrumentos e outras técnicas. O aprendizado e o emprego destas técnicas é um capítulo