sobrecarga de trabalho na enfermagem
3272 palavras
14 páginas
O que leva a sobrecarga de trabalho ao profissional de Enfermagem. RESUMO Os profissionais da enfermagem, por serem obrigados a executarem tarefas que não são de sua competência concomitantemente aos cuidados diretos aos pacientes, durante todo o plantão. Correm risco de desenvolverem patologias procedentes do desgaste físico, emocional e psicológico, podendo levá-los á loucura e/ou ao suicídio. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e revisão de literatura. O objeto desta pesquisa é atribuído aos males causados aos profissionais da enfermagem, pela sobrecarga de trabalho e o objetivo discutir estratégias, para que algo urgente seja feito que possa ao menos minimizar esses problemas antigos, O resultado da pesquisa contribuiu positivamente apontando dados que mais acometem á saúde dos profissionais da enfermagem, expostos a sobrecarga excessiva de tarefas e apontou soluções, para que essas conseqüências sejam evitadas, com conclusão positiva, trazendo mais benefícios que conseqüências á enfermagem, evitando a insatisfação profissional e com isso garantindo segurança na execução da assistência aos pacientes.
INTRODUÇÃO
Os profissionais da enfermagem, por participarem de tarefas relacionadas não somente aos cuidados diretos aos pacientes, durante todo o período do plantão. Correm risco de desenvolverem patologias procedentes do desgaste físico, emocional e psicológico, além de sentirem a sensação de estarem no pior lugar do mundo quando chegam ao local de trabalho a cada plantão, por conseqüência do estresse que irá novamente enfrentar. Fazendo com que muitos profissionais da enfermagem pensem em mudar de profissão por insatisfação no trabalho, por serem excessivamente explorados por sobrecargas de tarefas que muitas das vezes nem os competem (1).
O estresse é o maior causador de doenças na população, sendo nos profissionais da enfermagem quanto qualquer de outra área ou população em geral. Quando