sobrecarga de funçoes e operadores
A sobrecarga de métodos ou funções, em C++, também conhecida como overloading de funções tem como fundamental objetivo facilitar o uso do código e de torná-lo de fácil entendimento . A partir dessa manipulação é possível simplificar, em todos os sentidos, o programa a ser feito. Existem dois tipos de sobrecarga para se utilizar: Funções e Operadores, cada uma com suas especificidades. A sobrecarga de funções tem como objetivo usar o mesmo nome de uma função para duas ou mais funções, na main o parâmetro define qual função, de mesmo nome, a ser chamada. A sobrecarga de operadores está ligada a construção do código, Aplicando essa sobrecarga o programador facilita o entendimento do código. Às duas sobrecargas devemos ter atenção, pois apesar de facilitar de forma geral, pode atrapalhar à ponto de haver erros de compilação.
II. Introdução
O assunto de que iremos abordar,trata-se da Sobrecarga e as suas derivações: sendo uma de Métodos(funções) e outra de Operadores. É uma manipulação que permite ao programador tornar o código mais simples, sucinto e mais dinâmico, ou seja, podemos fazer de várias formas, desde que, com atenção, pois a sobrecarga é suscetível ao erro.
A sobrecarga de funções é um melhoramento na linguagem C++, é bastante útil por podermos usar funções de mesmo nome com parâmetros diferentes, é basicamente usarmos duas funções em uma só. Um detalhe é que na sobrecarga de funções temos pouquíssimas restrições e erros possíveis.
A sobrecarga de operadores é distinto da de funções, temos agora uma reindexação do código que facilita o entendimento do programador, é bastante útil em um programa com diversas linhas de código por exemplo. Embora facilite o código devemos ter atenção, pois é comum surgirem vários erros.