Sobre o suicídio de marx
Diferente de suas obras também, o livro é composto por trchos de Du suicide et ses causes, memórias de Jacques Peuchet. Diretor do arquivo de polícia de Paris. Atraves desses trechos Marx monta seus pensamentos e criasua obra, por isso não há como identificar com certeza por quem foi citado as conclusões finais.
Marx, um autor que habitualmente identificamos em texto econômicos, políticos, históricos e sociológicos, mostra através de sua analise sobre o suicídio um lado mais preocupado na complexidade da vida privada mostrando que ela é na verdade reflexo da vida publica.Uuma sociedade que necessita de um transformação, uma sociedade doetne,
A conclusão que afirma ao analisar os dados de Peuchet é a opressão sofrida pelas mulhers nas sociedades modernas e conseuqentemrente a principal causa de suicídios entre esse gênero
Marx antecipa nessa obra ideais como o feminismo, o direito ao aborto e a opressão da família na sociedade capitalista. E mostra através de casos de suicídio cometidos entre mulheres a opressão da autoridade independente da classe social.
Também vemos o poder que é dado pelo Código Civil ao direito a propriedade para o homem tornando assim a mulher como objeto de posse levando a mulher ao seu estado extremo de enclausura mento ao suicídio que pode facilmente ser confundido a um assassinato forçado.
Pórem as causas do suicídio podem ser diversas como Puchet nos mostra ao final do capítulo Sobre o Suicidio que foram encontrados muitos casos por exoneração de funcionários, recusa de trabalho, queda dos salários, famílias miseráveis e principalmente problemas econômicos como citado no último caso de suicídio cometido por um homem endividado.
É necessário compreender que o suicídio revela as fragilidades das relações humanas a superficialidade e o indivualismo cada vez maior.
O individuo vive em sociedade, ele é um ser