Sobre o Ser e o Universo
UFU
PROVA DE FILOSOFIA
" CADA SER É UM UNIVERSO"
MARIA PAULA MOREIRA CASTRO
11321PSI037
JULHO
2014
IDEIA PRINCIPAL
Esta consiste em conhecer e ser conhecido. Ou seja, o ser, o existir e o real.
O conhecer é prévio e abrange muito mais que simplesmente sujeito e objeto. O conhecer está na interação entre ambos, é quando se emite, mas também quando se recebe informações. Portanto é necessário que haja uma relação simultânea, onde quem emite, receba. Isto é, o conhecer é o próprio ser, que tem a capacidade de ambos ao mesmo tempo.
Por se tratar de conhecer, a verdadeira natureza da realidade é de ordem espiritual, cognitiva. Ser real é poder apresentar-se. É poder influenciar e interagir com o meio, sendo que este é também necessariamente real. Já que, só existe aquele que admite sua existência.
Aplicando esta teoria, pode-se dizer que existem diversos graus de realidade. Aquele que não se conhece, não busca conhecer e se mantém estático na zona de conforto, é provavelmente menos real que eu, que entro em conflitos e me desdobro em busca de auto-conhecimento. Posso ainda refletir sobre informações que recebo de fora e julgá-las, do mesmo modo que das que recebo de mim mesma. A realidade não só minha, mas de todo o ser humano é muito mais rica e plena na medida em que mais se conhece. A consciência está sempre ligada a alguma coisa, a pedra por exemplo, recebe informações (lei da gravidade, pressão atmosférica, ect.) apenas de fora e não de si mesma, é esta última que dá dimensão de interioridade e consciência. Sendo assim não tem capacidade reflexiva, existindo deficientemente pois conhece deficientemente. Ela é então menos real que eu, que existo pra mim e para os outros, sendo duplamente real, porque emito e recebo informações de fora, interagindo com o mundo, e de mim mesma. Já a pedra existe apenas para o mundo, e não pra ela mesma, pois não tem consciência da sua própria existência.