Sobre o pantanal
Professora: Mônica
7º ano A
Livro: Galileu e o nascimento da ciência moderna
Teatro de Ciências
Grupo:
Brunna Valim
Camila de Castro
Julia Rosa
Julia Flores
Maria Eduarda C.
Michaela Fest
Miriam Günter
22 de setembro
2014
TEATRO DE CIÊNCIAS
Brunna: Bom dia, meu nome é Brunna e está começando o jornal da turma. Hoje iremos ouvir pessoas que marcaram o nosso passado. Primeiro vamos ouvir o termo Moderno.
Michaela: Olá, eu sou o termo moderno. O termo moderno significa um novo projeto de vida e de sociedade da antiguidade, que aconteceu há uns trezentos anos atrás. Antes da modernidade, todas as pessoas na Europa trabalhavam no campo, com agricultura e com os animais. Com a modernidade as pessoas começaram a usar máquinas facilitando o cotidiano.
Brunna: Muito bom. Agora falaremos com a máquina, que também foi importante.
Miriam: Bom dia, eu sou a máquina. Os seres humanos começaram a me usar a partir do século XII. Eu fui muito importante para os camponeses, pois facilitei seu trabalho. Até os seres humanos começaram a representar o universo como uma máquina.
Brunna: Ótimo! Agora, ouviremos o nosso amigo René Descartes, que apoia a ideia de que o universo é uma máquina.
Maria Eduarda: Olá, meu nome é René Descartes. Eu estudei sobre o corpo humano e acho que ele pode funcionar como uma máquina. Acho que não só o mundo deixou de ser comparado ao homem e tornou-se uma máquina, como até o homem passou a ser uma máquina.
Brunna: Muito legal René. Agora é a vez da matemática.
Camila: Olá, meu nome é Matemática. A matemática foi uma das características do período moderno. Eu sou uma linguagem que expresso ideias e elaboro modelos que descrevem os fenômenos.
Brunna: Agora vamos ouvir a experimentação.
Julia Flores: Oi, bom dia. Meu nome Experimentação. Eu tenho a função de interrogar a natureza sobre aquilo que desejamos saber e como uma forma de confirmar ideias e modelos que