Sobre o filme "o método"
Mesmo assim os candidatos continuam participando da seleção, cujas provas são elaboradas baseadas no Método Grönholm: uma dinâmica de grupo onde todos são confinados a uma sala, e os concorrentes vão sendo eliminados um a um conforme diferentes tipos de avaliações.
O processo seletivo é composto por testes psicológicos e práticos, que jogam os candidatos um contra o outro, submetendo-os à situações extremas que induzem ao comportamento irritadiço e por vezes irracional. O objetivo é que o candidato saia do processo emocionalmente ileso!
A principal Técnica de Seleção utilizada no filme é a Dinâmica de Grupo, e logo na primeira avaliação o grupo passa pela fase de Aquecimento, onde cada um dos candidatos deve se apresentar, e ao final um líder deve ser eleito (com uma votação entre os próprios participantes).
Após esse Aquecimento os candidatos são submetidos à um Teste Situacional, onde deveriam dialogar sobre um problema típico do dia-a-dia acontecido com esse líder, e ponderar se a solução tomada por ele foi satisfatória ou não. Após uma votação, todos iriam decidir se o líder eleito continuaria no processo seletivo.
O teste seguinte é um Teste Psicológico. Para avaliar as aptidões específicas de cada candidato, todos deveriam se imaginar em uma situação hipotética de sobrevivência pós-apocalíptica, e defender a sua permanência no grupo dizendo como poderiam contribuir para o todo com suas habilidades e/ou conhecimentos. Ao final, o grupo novamente deveria votar para eliminar aquele que considerassem menos “útil” para o grupo.
Próximo ao final da entrevista temos um exemplo de um Teste de Conhecimento, onde os três últimos candidatos participam de um jogo onde passam