Sobre o Ensino a Distancia
Para conhecermos mais como o ensino a distancia foi criado e de pouco em pouco foi tornando realidade e uma forma de ensino bem proveitosa, precisamos saber seu processo de modificações ao longo dos anos. Apreciamos um pouco dessa historia:
1728
O ano de 1728 por muitos é considerado o marco inicial da EAD no mundo. O Professor Caleb Philipps oferecia material para ensino por correspondência.
1856
Na Alemanha, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundam a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.
1923
No Brasil, a literatura não é precisa quanto a real origem da EAD. Alguns estudiosos da área apontam diversas ações como marco desta modalidade educacional no país. No entanto, a maioria concorda que a primeira experiência com EAD no Brasil aconteceu em 1923, quando um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que oferecia cursos de literatura, radiotelegrafia e telefonia.
1939
Surge em São Paulo o Instituto Radiotécnico Monitor, a primeira instituição de ensino nacional a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes à distância por correspondência.
1941
É fundado o Instituto Universal Brasileiro. Outras organizações similares juntam-se aos dois institutos e foram responsáveis pelo atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante à distância.
Década de 60
Somente na década de 1960 a EAD teve maior expressão em território brasileiro, com o início de ações sistematizadas do Governo Federal. Em São Paulo, a Fundação Padre Anchieta (FPA) inicia suas transmissões em 1969, com o objetivo de promover atividades