Sobre o Autor- Michel Maffesoli
Michel Maffesoli (Graissessac, 14 de novembro de 1944) é um sociólogo francês, considerado como um dos fundadores da sociologia do quotidiano e conhecido por suas análises sobre a pós-modernidade, o imaginário e, sobretudo pela popularização do conceito de tribo urbana.
Antigo aluno de Gilbert Durand, é professor da Université de Paris-Descartes. Michel Maffesoli construiu uma obra em torno da questão da ligação social comunitária e a prevalência do imaginário nas sociedades pós-modernas.
É secretário geral do Centre de recherche sur l'imaginaire e membro do comitê científico de revistas internacionais, como Social Movement Studies e Sociologia Internationalis.
Recebeu o Grand Prix des Sciences Humanies da Academia Francesa em 1992 por seu trabalho La Transfuguration du politique.
É vice-presidente do Institut Internacional De Sociologie (I.I.S.), fundado em 1893 por René Worms, e membro do Institut universitarie de France – I.U.F.
O tempo das tribos, de Michel Maffesoli
Neste livro, Michel Maffesoli faz uma análise da mudança de enfoque da sociedade pós-moderna. O individualismo é substituído pela necessidade de identificação com um grupo, aspecto verificado na moda, por exemplo, e que é reforçado pelo desenvolvimento tecnológico - televisão a cabo, computador, etc. Não se trata de uma nova cultura, mas de sua transformação, como aspecto decisivo deste final de século. O surgimento de grupos, de conjuntos musicais, esportivos e turísticos é apontado como característica dessa 'nova' sociedade. 'O Tempo das Tribos' trata a cultura não como uma consequência da sociedade, mas como um de seus aspectos mais importantes, pois é por meio dela que os indivíduos se posicionam socialmente.
Para o autor, tribos são os microgrupos que se deslocam, dentro de uma massificação crescente. “A metáfora da tribo permite dar conta do processo de desindividualização, da saturação da função que lhe é inerente, e da valorização do papel que cada pessoa é chamada a