Sobre o amor
Aborda: Uma reflexão aonde novos caminhos sao abertos pra questionamentos e filosofias sobre o amor.
Para Needleman, a principal forma da Filosofia é nos fazer recordar.
Grande seguidor do Platão, Needleman busca contextos de significação nos ensinamentos tradicionais da humanidade.
Filosofia se relaciona com a sabedoria e deve servir como instrumento para propiciar ao homem elementos para a recordação de sua verdadeira natureza.
Amor:
* amantes perdem a nocao limitada de si mesmos oferecida pelo ego. * Quem ama verdadeiramente, percebe da vida algo de si mesmo como a plenitude e pureza. * Contemplar a beleza * Sensacao de unidade e a boa percepção que deve existir um equilíbrio entre a finitude (limitação) e atemporal (eterno)
GRANDE QUESTAO DE NEEDLEMAN
* Por que é tão difícil manter e alimentar esta chama do amor ao longo do tempo?
* Por que, e às vezes de modo tão gratuito, o estado de ser que foi tocado através da invasão da paixão é tão facilmente extraviado diante das exigências inevitáveis de compatibilizar o estado amoroso com as necessidades, demandas e compromissos inevitáveis da vida cotidiana?
Mito de: Filêmon e Báucis, presente nas "Metamorfoses", de Ovídio
Por serem os únicos a abrigar Jupiter em sua casa, o casal Filemon e Baucis foram banidos do resto do mundo de serem atacados por uma enchente catastrófica. Vivendo até longa idade enquanto o mundo estava sendo reprovado, por terem mostrado tal ato de amor e compaixão verdadeira à outro, ambos quando morreram, viraram árvores gêmeas para dar um ar amoroso ao que o mundo respira.
* Esse mito é muito mencionado no livro pois mostra como a cultura acaba se dispersando diante de certos atos de compaixão. * "De forma que ao atravessarmos a ponte que o amor nos estende possamos encontrar o verdadeiro significado da vida em comum. Oculto na paixão de um grande amor há um 'segredo' sobre o porquê de estarmos