Sobre a teoria dos Stakholders
Embora existindo muitas definições para o conceito de responsabilidade social da empresa, este refere-se, habitualmente, às responsabilidades de uma empresa privada perante a sociedade que vão para além da produção de bens e serviços maximizando o lucro. Como tal, este conceito é, fundamentalmente, um conceito ético – ao envolver preocupações com o bem-estar humano e a dimensão social da actividade das empresas - do tipo normativo - uma vez que a responsabilidade implica de certa forma uma obrigação relativamente a comportamentos e políticas que as empresas têm que adoptar
O Princípio do Bem Comum
Actualmente, falar de bem comum é difícil, num contexto individualista e resistente à ideia de um bem que é partilhado e que não corresponde, no fundo, ao interesse camuflado de um determinado grupo. o conceito de bem comum tem sido largamente ignorado pelos estudiosos da gestão, pelo que Bettignies e Lepineux (2005) recorrem a três outras disciplinas que fornecem abordagens complementares ao conceito de bem comum: a filosofia, a economia e a teologia.
Estas abordagens demonstram a importância da organização da sociedade na procura do bem comum, bem como a ineficiência dos mercados, incapazes de forçar um comportamento de cooperação entre os agentes quando tal é necessário. o bem comum é entendido como o bem supremo da comunidade, o qual é indissociável do bem supremo de cada pessoa, sendo todos os grupos humanos chamados a contribuir para o bem da comunidade e à sua própria perfeição, incluindo as empresas.
O bem comum é, assim, o bem da sociedade e também dos seus membros, uma vez