Sobre a pesquisa social e sua importância relatem
2- Sobre a pesquisa social e sua importância relatem a- Pesquisa social e sua ação educativa;
b- Objetos de estude da pesquisa social;
c- Procedimentos adotados na pesquisa social.
R.:
a- Através da observação dos fenômenos, para adquirir conhecimentos capazes de provê-los e de descrever o funcionamento destes, e ate mesmo quantificá-los para explicá-los. Mas, a partir do momento em que se verificou que a realidade social não e uma coisa dada e acabada, e que não ha como o pesquisador portar-se como um observador imparcial, situado fora da situação que ele analisa, e de que os fatos sociais não são coisas, mas sim o produto de ações humanas, descobriu-se que não ha mais lugar para um pesquisador separado de seu objeto de pesquisa.
b- Quando analisamos os objetos de estudo da pesquisa social, podemos afirmar que ela trabalha com pessoas, que são atores sociais em reais relações. Esses sujeitos da investigação são construídos teoricamente enquanto componentes de um objeto de estudo. Mas, esses personagens não figuram isoladamente nesse estudo, e sim interagem com o pesquisador de tal forma que dessa relação acaba surgindo um contexto novo, o que era empírico, se transforma em uma relação de inter subjetividade, de interação com o pesquisador. Dessa relação resulta um produto novo e contrastante, tanto com a realidade concreta, quanto com as hipóteses e pressupostos teóricos, em um vasto processo de produção de conhecimento. O pesquisador que desenvolve estudos no campo da pesquisa social terá sempre, necessariamente, o ser humano como objeto de investigação, não importa qual o objetivo proposto, e esse processo esta repleto de subjetividade, com variadas representações e significados.
c- No que diz respeito a produção de dados no campo da pesquisa social, pode ser necessário o uso de procedimentos pouco convencionais relacionados ao processo de obtenção do consentimento informado, como acontece na observação oculta. Para que