Sobre a pedagogia
Disciplina: Bases Filosóficas da Psicopedagogia
Professora: Amauri
Aluna: Fernanda Chaves
______________________________________________________________
Sobre a pedagogia
Logo no primeiro capítulo, Kant compara o ser humano em relação aos animais, e explica que “o homem é a única criatura que precisa ser educada” (2002, p.11), pois os animais necessitam apenas de nutrição, estes aprendem e sobrevivem por causa de seu instinto, ao contrário do homem que precisa da educação, da disciplina e instrução, no entanto o autor esclarece que a educação deve ser desde cedo, porque as crianças aprendem a ser disciplinadas na escola, por isso faz-se necessário a presença do outro, de modo que uma geração educa a outra.
Segundo o autor a arte da educação deve ser aperfeiçoada a cada geração, pois novos conhecimentos são adquiridos e vinculados aos conhecimentos deixados pela geração passada, que desenvolve a natureza humana possibilitando conseguir o seu destino. Embora o autor deixe claro que a evolução da espécie humana depende da habilidade do homem de desenvolver suas disposições para o bem, e que estas disposições não estão prontas, pois só através da transformação das mesmas acontecerá uma formação moral adequada, e justamente aqui entendemos que para Kant é o sujeito moral o alvo da educação.
Uma questão levantada por Kant diz sobre a formação dos formadores, tanto pais quanto mestres, estes devem receber uma educação de qualidade para que possam exercer a tarefa educacional de modo adequado. Se pessoas despreparadas realizarem tal tarefa, a educação poderá comprometer os avanços já alcançados. Este é um assunto escrito há tanto tempo pelo autor, mas podemos observar que é extremamente atual quando verificamos o gráfico geral da educação, isso faz com que reflitamos sobre formação do professor.
Kant traz uma declaração de grande valor na organização dos objetivos